Menu fechado

Como vencer o medo da rejeição – A estratégia mais poderosa

Talvez você tenha que conversar com um cliente e apresentar um orçamento, mas você fica morrendo de medo que ele não aceite sua proposta. Será que ele vai achar o preço muito caro? Ou será que seus concorrentes souberam falar melhor do que você?

Ou talvez você tenha que participar de uma entrevista de emprego, mas você sente aquele gelo na barriga quando pensa no entrevistador falando “Não, obrigado, você não se encaixa no perfil da nossa empresa”.

Ou talvez ainda você vê aquele seu crush numa festa e fica com a perna tremendo só de pensar em chegar nele ou nela e começar a trocar uma ideia. Você tem medo de levar um baita de um fora, ainda mais na frente dos amigos, não é verdade?

Olá! Meu nome é Ricardo Motai, seu Coach de Oratória e Comunicação, e eu quero dizer uma coisa pra você: se você se identificou com alguma das situações que eu falei, você não está sozinho.

Um dos medos mais comuns da humanidade é o de não ser aceito. Mas a boa notícia é que seus problemas acabaram! Nesse vídeo, eu vou te explicar de onde vem esse medo tão pavoroso da rejeição e como mudar sua mentalidade pra que você consiga lidar com isso de uma forma bem mais tranqüila. E mais ainda, eu vou te ensinar qual é a estratégia mais poderosa pra você vencer o medo da rejeição de uma vez por todas!

Mas antes, se essa é a primeira vez que você está chegando aqui, então já se inscreva no canal e ative o sininho porque toda semana eu publico vídeos com dicas, técnicas e sacadas de Comunicação e Oratória pra você. Além disso, eu gravei uma videoaula especial ensinando “Como vencer o medo de falar em público”. Se você quer ter acesso gratuito a essa aula, então clica no link que eu to deixando aqui na descrição e eu vou mandar o vídeo diretamente para seu e-mail, ok?

A causa do medo da rejeição

Bom, primeiramente, você precisa entender qual é a causa do medo da rejeição. Quer dizer, por que a gente tem tanto medo de não ser aceito por um grupo? É claro que existem vários fatores históricos, culturais, sociais e econômicos que explicam isso. Mas existe um motivo antropológico que eu considero um dos mais interessantes e relevantes.

> Insert: antropológico

adjetivo

relativo a antropologia.

antropologia

substantivo feminino

antrpol ciência do homem no sentido mais lato, que engloba origens, evolução, desenvolvimentos físico, material e cultural, fisiologia, psicologia, características raciais, costumes sociais, crenças etc.

Vamos fazer um exercício de imaginação bem rápido aqui. Imagina que você é capaz de voltar milhares de anos no tempo, até a época em que os homens viviam em pequenas tribos e comunidades. Este é um mundo de vários perigos, e sobreviver é um desafio diário. As pessoas precisam se defender das ameaças da natureza, dos animais selvagens, e ainda precisam encontrar comida e lugares seguros para se viver.

Viver em sociedade e em colaboração mútua foi uma forma extremamente inteligente que o ser humano encontrou para tornar mais fácil a tarefa diária de sobreviver. Afinal, vivendo em sociedade, cada pessoa poderia se especializar em uma habilidade. Enquanto alguns caçam ou plantam, outros confeccionam roupas, ou preparam os alimentos, ou cuidam das crianças.

Assim, viver em sociedade, por mais que isso traga alguns problemas, é uma forma muito vantajosa de se sobreviver.

Por isso mesmo, nesse contexto, ser rejeitado é praticamente uma questão de vida ou morte, porque uma pessoa que fosse rejeitada da sua tribo estaria praticamente sozinha no mundo. Ela não teria outra tribo para onde ir, e muito provavelmente ela não iria resistir aos perigos do mundo.

Ser aceito pela sociedade então era tão importante para a sobrevivência que nós acabamos desenvolvendo um medo terrível de ser rejeitado. E esse medo existe até hoje.

Mudança de mentalidade para vencer o medo da rejeição

Para vencer o medo da rejeição, a primeira coisa que você precisa fazer então é mudar a forma como você pensa e encara a realidade. E para isso, existe uma mentalidade que eu recomendo que você comece a cultivar desde já, que é a mentalidade da abundância.

A humanidade se desenvolveu e prosperou tanto que hoje nós vivemos em um mundo de extrema abundância. Nós temos à nossa disposição uma abundância de recursos naturais, de conhecimento e também de conexões com outras pessoas que nossos antepassados jamais imaginariam ser possível!

Assim, mesmo que você seja rejeitado por um grupo ou uma pessoa em um determinado contexto, ainda existem dezenas, centenas, milhares de outras oportunidades e possibilidades que você pode explorar.

Em vez de gastar seu tempo lamentando a oportunidade que você não conseguiu conquistar, use sua energia para ir em busca das possibilidades que você ainda tem. Pare e pense: quantos potenciais clientes você tem no seu bairro, na sua cidade e no seu estado? E quantos você ainda pode conhecer e propor novos negócios?

Quantas empresas existem na sua cidade ou no seu estado que poderiam oferecer um emprego para você? Ou mesmo quantas oportunidades de trabalho e de obter uma renda você poderia explorar?

E quantas mulheres ou homens você existem na sua cidade, e que você ainda não conhece, e podem ser tão atraentes e interessantes quanto seu crush?

Talvez você diga que você mora numa cidade pequena, mas até isso não pode ser mais desculpa. Hoje em dia é muito fácil você se deslocar de uma cidade a outra, ou mesmo mudar de estado ou até de país. Os meios de transporte e a informação estão muito mais acessíveis hoje do que eram há vinte, cinqüenta, cem anos.

Comece a cultivar uma mentalidade de abundância e você começar a perceber a quantidade enorme de oportunidades que existem ao seu redor!

A estratégia mais poderosa para vencer o medo da rejeição

Agora eu vou te ensinar estratégia mais poderosa pra você vencer de uma vez por todas o medo da rejeição. A melhor forma de você conseguir isso é investindo em si mesmo.

Nós vivemos em um mundo de abundância. E não importa em qual situação você se encontra hoje, existem várias oportunidades que são adequadas ao seu perfil. Mas é claro que quanto mais valor as pessoas percebem em você, mais oportunidades você terá à sua disposição.

Quando eu digo valor, pode ser um valor pessoal, profissional ou mesmo social. Por exemplo, uma pessoa que investe seu tempo, energia e dinheiro para aprender um segundo idioma, como o inglês, é percebida pelo mercado como tendo mais valor do que uma pessoa que só sabe o português.

Uma pessoa que investe na sua aparência física, na sua comunicação e nas suas habilidades é percebida como tendo mais valor do que uma pessoa que não se cuida direito e que não busca se desenvolver.

Por isso, em vez de gastar seu tempo lamentando as oportunidades perdidas, comece a investir em você mesmo. O que você pode começar a fazer hoje que vai melhorar não só seu currículo, como fazer a sua experiência de vida ser mais ampla e interessante? Invista em você mesmo e você verá as oportunidades se multiplicando cada vez mais.

Resumindo

Resumindo, o que você aprendeu hoje é que, para vencer o medo da rejeição, o que você precisa fazer é:

1.    Entender a causa fundamental desse medo.

2.    Cultivar uma mentalidade de abundância.

3.    Investir em si mesmo e aumentar seu valor.

Agora, se você quer ir para o próximo nível e melhorar ainda mais sua Comunicação e Oratória, então se cadastre para receber a aula especial “Como vencer o medo de falar em público”. Além disso, compartilhe esse vídeo com pessoas que irão se beneficiar dessas dicas e me acompanhe no Instagram porque lá eu também posto vídeos curtos com dicas e técnicas para você falar melhor e ser um comunicador mais eficiente.

Nos vemos no próximo vídeo,

Valeu!